Em meio à tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes no Dia da Independência-
4 de julho, em Hill Country, no Texas, onde ficava um acampamento de verão para meninas, às margens do rio Guadalupe, causando danos generalizados, rotarianos se solidarizam com a comunidade local e trabalham incansavelmente nas buscas por sobreviventes e administração da arrecadação de fundos para compra de mantimentos e recuperação da região afetada.
Foram mais de 135 mortos, sendo cerca de 40 crianças e adolescentes, dentre elas 27 que estavam em um acampamento. 160 pessoas continuam desaparecidas.
Segue depoimento emocionante de Suzi Howe, Diretora 2020-22 de Rotary International e Rotariana do Rotary Club of Space Center, Houston, TX USA, que presenciou a tragédia e ajudou a amenizar a situação dos moradores da região:
" O objetivo da minha viagem à região do Rio Guadalupe era ajudar a arrecadar fundos para a recuperação deles. Eu também queria ver como as contribuições eram administradas, para que os Rotarianos se sentissem confortáveis com o destino do dinheiro.
Fui convidada pela Disaster Aid USA para ajudar onde fosse necessário. Eles sabiam que eu havia trabalhado em outros desastres, como o Furacão Mitch na Nicarágua e no Astrodome em Houston, acolhendo os 250.000 evacuados de Nova Orleans.
Eu não sabia onde dormiria ou onde comeria, mas um Rotariano local providenciou minha estadia, meu transporte de ida e volta para os locais das enchentes e minhas refeições – tudo oferecido por Rotarianos locais! Fiquei muito agradecida por poder me concentrar em minha função.
Eu me assegurei de que todos os fundos seriam contabilizados. Os fundos locais seriam investidos diretamente nas comunidades afetadas para ajudar as famílias que haviam perdido tanto.
Mas descobri que eu tinha outra função. Minha função era ouvir os líderes comunitários locais, que não haviam conversado com ninguém de fora da comunidade. Alguém para ouvir suas estórias!
Primeiro, conheci Brenda Thompson, diretora do Dietert Center, um prédio de serviços comunitários que atende pelo menos 15 idosos na região. Quando conversamos, as paredes e o isolamento já haviam sido removidos e aguardavam a reposição quando os suprimentos estivessem disponíveis. Brenda, por fim, se concentrou no programa Meals on Wheels, onde idosos confinados em casa e pessoas com deficiência recebem refeições nutritivas e interações sociais todas as semanas. Este era o programa que ela sabia ser mais necessário. Seus voluntários estavam ansiosos para voltar e verificar o bem-estar de seus clientes. Conversamos por duas horas.
Como rotarianos, estamos aqui para ajudar, hoje, amanhã e depois. Prometi ao Rotary Club local, o Rotary Club de Kerrville, que continuaríamos a ajudar."






